No artigo "Colesterol HDL (colesterol bom)" vimos que o colesterol hdl é o colesterol bom.
Se não teve a oportunidade de o ler, leia agora e saiba porque o colesterol hdl é considerado como o bom colesterol, confira:
- Colesterol HDL (colesterol bom)
 
Se no artigo supracitado, o blog do colesterol, deu uma boa notícia, a existência de um colesterol bom, hoje é o momento de dar a má notícia, a notícia que também existe um colesterol ruim (colesterol mau), que existe um colesterol que com o passar do tempo pode ser um verdadeiro inimigo da sua saúde.
O colesterol mau é o "Colesterol LDL".

colesterol-ldl
Colesterol ldl elevado é perigoso para a saúde


Significado de colesterol ldl (o que é?):
A sigla "ldl" significa "Low Density Lipoprotein", que em português significa "lipoproteína de baixa densidade". O colesterol ldl é isso mesmo, "lipoproteína de baixa densidade".

Colesterol ldl = Colesterol ruim:
O colesterol ldl é conhecido como o "colesterol mau" ou "colesterol ruim".
O colesterol ldl é conhecido como "colesterol mau" porque quando em excesso é uma substância nociva para a saúde do ser humano. Quando em excesso, o colesterol ldl vai-se acumulando nas paredes das artérias e consequentemente com o passar do tempo a acumulação de tais placas de gordura pode entupir artérias importantes e vitais para o bom funcionamento do organismo humano provocando por exemplo um derrame cerebral (AVC) ou um ataque cardíaco (infarto ou enfarto).

Referente ao colesterol ldl, você deve memorizar:
- O colesterol hdl é o colesterol ruim que favorece a acumulação de placas de gordura nas artérias levando ao entupimento destas.


Créditos - Colesterol LDL | Colesterol Mau:
Texto: Baseado num artigo da revista "Santé Seniors".
Imagem: Mário Dias Pereira, imagem feita para o Blog do Colesterol

Tagged: