sintomas-colesterol-hdl-baixo

No artigo "valores de referência do colesterol hdl" vimos que ter valores de colesterol hdl inferiores a 40 miligramas (mg) por decilitro (dl) de sangue é mau sinal pois existe um maior risco de se sofrer doenças relacionadas com acumulação de gordura nas paredes das artérias, entupimento de artérias que podem dar origem a um derrame cerebral (AVC) ou ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio).

Se ter valores baixos de colesterol hdl é "prejudicial" para a saúde é importante saber quais são os sintomas do colesterol hdl baixo. Esse é mais um factor negativo para quem tem colesterol hdl baixo. Ter baixos valores de colesterol hdl no organismo não manifesta nenhum sintoma. Infelizmente é verdade, o colesterol hdl baixo não produz sintomas, é assintomático.


A única coisa que nos pode fazer suspeitar (existe probabilidade de) que os valores do colesterol hdl são baixos é o facto de uma pessoa:

- Ter obesidade abdominal.
- Ter uma alimentação rica em gorduras saturadas e gorduras trans.
- Ter uma alimentação rica em açúcares.
- Ser sedentária.

A única forma fiável de você saber se tem colesterol hdl baixo é fazer análises ao sangue. O exame de sangue é o único meio fiável para se conhecer verdadeiramente os valores de colesterol (colesterol total, colesterol hdl e colesterol ldl).


Artigos relacionados com colesterol:
- Colesterol (o que é o colesterol)
- Colesterol HDL (colesterol bom)
- Valores de referência do colesterol hdl

Créditos - Sintomas do colesterol hdl baixo:
Texto: Baseado num artigo da revista "Santé Seniors".
Imagem: Blog do Colesterol.

Tagged: ,